domingo, 27 de março de 2011

ENTREVISTA SERGIO KNOCH - em memória de um grande amigo


Em abril de 2018, numa madrugada o Sérgio resolveu do nada, se vestir e se mandar lá pro Céu. Não avisou ninguém. Simplesmente decolou. De certo foi até Porto Alegre pegar aquele DC-10 que sempre combinamos pegar e empurrar serra a cima, que está nos arredores do Aeroporto Salgado Filho e agora o Sérgio está voando pelos ares do Brasil e dando gargalhadas junto com outros colegas e amigos. Vou sentir saudade suas Sérgio. E como vou sentir..... De nossas conversas..... Um beijo carinhoso. E olhe por nós ai de cima !!!! 















Estávamos no 30 e último Encontro do Clube do Manche do seu Denir Camargo em São Paulo, caminhando entre as bancas e pessoas. Nisto ouvimos uma voz vindo do fundo do ginásio em nossas costas "Lucas! Lucas!". 


 Nos viramos e enxergamos um sr. caminhando rápido em nossa direção. Não o conhecíamos. Ele perguntou se o Lucas era o menino do blog apaixonado pela aviação. Respondemos que sim. Ele era o Sergio Knoch, e nos convidou para ir até a sua banca. Chegando lá ficamos admirados pela quantidade de coisas que ele tinha da Varig.
 

Descobrimos então que ele tinha um museu da Varig vivo dentro de sua casa. Ou poderíamos dizer que o Sérgio vivesse em museu, que logo apelidei o quarto do Museu na "Caverna do Sérgio".
Iniciamos ali uma amizade com nossas famílias. Em pouco tempo. Meu pai já era seu amigo, e olha só nasceram quase que juntos no mesmo dia. E minha mãe com a Mari, sua esposa. Passamos a frequentar a casa um do outro e até fazermos alguns passeios juntos.
Então, a entrevista com o tio Sérgio foi natural e ele deve ter o maior acervo particular da Varig.

Sergio como foi sua infância? Ela estava ligada a aviação? Naquela época desejava enveredar pelos caminhos da aviação, de ser piloto?  Na infância , sempre tive paixão por aviões , e aqui em SP , os passeios dominicais começavam ou terminavam no Terraço do Aeroporto de Congonhas , ficava fascinado com o barulho, os pousos e decolagens.  Daí surgiu o amor pela aviação. Entrei na VARIG em 1983, através do Sr Gilberto Rigoni, ele vinha de Poa, prestar serviço na diretoria em Congonhas, e me convidou a ingressar na Pioneira

Assim, comecei em 1983  na Coordenação de Voo, comecei como JR e depois SR , fui supervisor da coordenação e depois fui pra VARIGLOG onde fui líder da Exportação,  passei então pro vôo onde fiquei como piloto de 737 ate o final da VARIG em 2006.
Em 2008 fui pra a AZUL onde trabalhei na área de coordenação de voo ate 2013 quando da fusão da AZUL com a TRIP sai. 




Você deve ter algumas histórias fantásticas e inusitadas nesses anos todos, podes nos contar algumas.
Naquele época , era de praxe para os mais novos, informar que tinha que levar a chave do avião ao mecânico chefe (o cara pra variar era mal encarado) mas a chave não era uma qualquer, a chave era minúscula, mas o chaveiro (tamanho Itu) todos ficavam observando a expressão do chefe, e a cara vermelha do novato.

A minha vida na Varig era fantástica , amava voar , e sempre que podia estava na cabine de comando , numa dessas viagens estava com o Cmte Sergio Lott da Ponte Aérea, e ao pousar no Santos Dumont, a torre passou uma taxiway interditada, e a Torre perguntou se precisava do push back, a resposta do Cmte foi de que não precisava.   


Numa experiência incrível , ele começou a acelerar os motores e quando a aeronave ganhava potência ele dava reverso , ou seja o avião dava ré , só que isso aconteceu na frente da coporação dos bombeiros , e pela janela só via os bombeiros saindo correndo uns de cueca e outros despenteados, outros com a farda voando, devido ao fato do barulho e vento que os motores provocavam. Foi  hilário.
Enfim viver na Varig era maravilhoso. Éramos uma grande família , onde aprendi os valores e alicerces de uma vida .



Qual foi a sensação de pilotar um avião da Varig pela primeira vez, de sentir o manche em suas mãos ?
Olha a minha historia como descrevi começava ou terminava em Congonhas e eu havia dito para os meus botões que um dia estaria ali. Foi uma realização de um sonho, a realização profissional de uma vida.  Foi
emocionante, saber que 130 pessoas, ouviram o meu nome , e que sabiam que eu estava ali comandando uma aeronave.
A primeira vez que pousei foi outra sensação sem igual. Saber que você esta dominado uma maquina, conduzindo ela suavemente até o solo, quando os pneus tocam o solo e você aplica o reverso.  É  sem igual arrepia só de falar, só de lembrar.

Comecei fazendo a ponte aérea.  Depois comecei a voar pelo Nordeste, fazendo o vôo RG342 e RG343. Depois as rotas para o Sul voos  RG160, RG161, RG164, RG165, RG104 e RG105


E aqueles botões todos não deixam um piloto novo nervoso ?
Que nada depois que se aprende no simulador e na sala de aula é como andar de bicicleta ( não comente mas não sei andar de bicicleta kkkkkkkk ), mas voar isso eu sei com muita paixão e ninguém esquece jamais.


Após o seu primeiro voo a tripulação fez algum ritual de comemoração
O ritual acontecia quando você se formava , ou era uma ducha gelada com todo o uniforme , os jatos de extintor
Mas o melhor era o sentimento. Olha na VARIG , a gente sentia um orgulho danado , era um manto sagrado ,afinal nos éramos como embaixadores do Brasil e as pessoas sentiam muito orgulho de ter a VARIG e sabiam que nos éramos profissionais com alto grau de conhecimento.


E como é essa história que a 40 aeronave da Azul teve o nome escolhido por você de “Azulão” , como foi essa emoção de receber essa notícia?
Na época de ouro da AZUL , foi lançado um concurso pra escolher o nome de cada avião . Decidi enviar o nome, foi uma surpresa, quando saiu o nome, fiquei emocionado que uma aeronave estava batizada com o nome que tinha escolhido.
Solenidade em Campinas , com quebra de champanhe foi muito legal e uma memória muito legal.


Você também já foi capa de revistas conta isso melhor para nossos leitores:
A coleção Varig começa em 1989 , e aos longos dos anos ela foi crescendo, ao ponto de ser convidado a participar de exposições dentro da Empresa, e fornecer material pra a Revista Icaro, daí surgiu o convite pra participar da Revista nos 75anos, com o titulo de Histórica Paixão , foi uma emoção muito grande. E depois foi na Azul, com o titulo de Aviões, foi muito legal me dá muito orgulho.





Como que surgiu essa ideia de construir um museu dentro de casa?
Bom a ideia começou a crescer pois, conforme as pessoas iam me presenteando com souvernirs , acabei vendo que tinha muita coisa e que podia começar a catalogar e colocar todas juntas. 
Olha a coleção tem de tudo, são propagandas 523, 50 chaveiros, 45 canetas, 35 bandejas de serviço de bordo, 65 maquetes, bolsas, necessaries, saches. Enfim,  tudo que a Varig usou  eu tento ter no acervo.   Em casa é um quarto dedicado a memória VARIG digo que é um santuário , onde fica viva a historia da VARIG.


Você acredita que hoje, você seja a pessoa física que tenha o maior acervo da Varig?
Acredito que aqui no Brasil , ninguém tenha uma coleção como a minha , rica em detalhes, preservada em detalhes , pois além do material exposto tem milhares de fotos, reportagens, manuais técnicos enfim acredito que poucas pessoas possuam esse acervo.



Sabemos que muitas vezes você já expôs parte de seu acervo em eventos em São Paulo, como isso funciona?
E muito legal , pois as pessoas tem curiosidade no meu trabalho de preservar a memória da VARIG , e ficam assim de boca aberta , ao saber do tamanho dela de quanto a memória dela e preservada ,  E pra mim tenho muito orgulho de compartilhar essa historia . 
Olha já  recebi inúmeras pessoas aqui em casa. As pessoas acham que vão encontrar uma estante  ou um punhado de coisas amontoadas e quando veem o acervo ficam assim sem vontade de ate ir embora.

É público que hoje o patrimônio da Varig está se perdendo por todo o Brasil, como você vê isso?
Sim, isso e público ,o patrimônio da Varig está se perdendo , a historia da aviação brasileira está se perdendo. Fico muito triste por não poder fazer nada , pois sei que tem muita coisa da Pioneira que não possuo e poderiam estar aqui sendo preservadas.



Qual foi a  última conquista do seu Museu?
Olha, vou te contar, quando ingressei na VARIG em 1983, comecei amontar alguns aviões naquela época tinha um DC10 da Revell , e eu o montei , foi o primeiro avião, e me apaixonei . 
E hoje trouxe de Porto Alegre , um DC10 mas não um qualquer, de uma  Loja com 1,20 de comprimento , é a mascote do Museu.



Você recebe tem muitos amigos daquela época e recebe doações ?
Sim tenho muitos amigos que me ajudam a divulgar o meu trabalho , e que me passam coisas da Varig , pois sabem que vão estar preservadas aqui , e fico muito feliz por reconhecerem o meu trabalho de garimpo e dedicação.
É sempre gostoso , reelembrar historias, fatos de nossas vidas, dar risadas , acho que foi isso que ficou da VARIG, o respeito, a amizade e o sentimento de sermos uma grande família.




Quem quiser fazer doação de alguma coisa da Varig como pode fazer?
E só entrar em contato através do meu email sergioknoch@bol.com.br ou pelo facebook Sergio knoch  e que entro em contato



Você também participou da Copa do Mundo de 2014, como foi isso?
Trabalhei na FIFA, fui Coordenador operacional do Aeroporto de Congonhas , tive contato com o pessoal do Aeroporto , delegações , árbitros , VIPS , foi uma atividade junto aos Voluntários muito bacana e feliz , criei novos amigos , fui muito bom mesmo.

Qual seu maior sonho hoje do Sérgio?
Gostaria que meu trabalho , fosse mais divulgado e que tivesse um patrocinador, sim pois a memória de hoje , ninguém se lembra que já tivemos aviões com motores a Hélice , que havia jantares maravilhosos a bordo, ou seja a memória da viação esta se perdendo.



Qual a mensagem você tem a passar para essa juventude que está ai.
Que olhem para o passado, pra entender como tudo aconteceu, que procurem assimilar os fatos antes de fazer julgamentos, de tentar lembrar e ver como era a aviação daqueles tempos, posso ate dizer que eram Bandeirantes, pois desbravavam os céus de nosso Pais .  Verdadeiros Pioneiros da nossa historia .


Com o tempo conhecemos o Sérgio de pertinho. Tive a ideia de fazer um encontro de Construtores de Sonhos, digo de Maquetes de Aviões. E o tio Sérgio foi uma pessoa que contribui para o sucesso de nosso evento. Foi com a minha mãe buscar o seu Antônio no aeroporto de Guarulhos que vinha de Fortaleza. Um de nossos primeiros compromissos foi na sua Caverna da Varig. Lá nos recepcionou com um saboroso jantar preparado com todo o carinho por sua esposa Mary.



E em todos os compromissos de nossa exaustiva agenda o Sérgio estava conosco. Havíamos aproveitado para fazermos o Encontro no dia do Domingo Aéreo, em Evento da Força Aérea Brasileira no Campo de Marte. Foi um dia muito legal para todos. Encontramos amigos e fizemos novos amigos.  Chegamos até a chamar a atenção pois estávamos uniformizados com os brindes que havíamos ganhado para o nosso evento dos Construtores de Sonhos.


Ele é um camarada legal, sei pelo seu Denir do Clube do Manche que sempre ele está disposto a colaborar com qualquer evento. É um dos primeiros a chegar e começar a montar sua banca. Nunca vendeu nada. Talvez seja o único que não ganhe nada nas exposições. Vai por paixão a Memória da Varig. Não cobra nem as despesas de transporte ou alimentação. Para o Sérgio é uma alegria receber as pessoas em sua banca e contar a história da Pioneira, como ele chama carinhosamente a Varig.



Toda semana ele posta alguma coisa de incentivo para as pessoas. Montou um blog contando a história da Varig. Eu fico assustado com a variedade e quantidade de coisas que ele tem. E nunca para de receber alguma coisinha. Ele e como eu. Se receber um caixa de fósforo ou uma maquete vai ficar feliz da mesma forma. Sabemos que tudo que ganhamos, temos uma missão de não decepcionar que nos entregou sua lembrança física do seu passado.
                                        http://varigmemories.blogspot.com.br





Esses dias, o Sérgio entrou numa campanha sem precedentes, encontrou uma super maquete de mais de um metro de tamanho. Sem fundos para trazê-la para o seu museu. Com a ajuda de amigos, realizou uma campanha no face e conseguiram o feito de trazê-la para São Paulo.




Falar do Sergio , é muito fácil ,pois ele é uma pessoa muito apaixonada pela aviação, tudo que se diz respeito ele conhece.

As vezes ,acho que ele gosta mais da aviação do que de mim.   Mas ele merece essa entrevista ,pelo seu esforço e dedicação , vejo isso em seus olhos ,quando recebe alguém aqui em casa , o carinho e atenção que ele dedica. Parabéns meu amor ,saiba que eu admiro por demais a sua profissão e sei o quanto você e profissional.  

Mary Knoch





Na vida damos muitas voltas e, durante esses giros, encontramos muitas pessoas que nos marcam e que nos deixam alguma coisa especial. Com você foi assim… Nos conhecemos de repente, naquele jeito que somente a vida nos prepara, e gostamos imediatamente da sua forma de falar, de agir, de nos tratar. Você já está sendo especial em nossas vidas.
Já ganhou um espaço íntimo em nossos corações. Espero que você também tenha tido a mesma impressão de nós, pois estamos alegres por ter conhecido uma pessoa tão legal como você, tão diferente, tão agradável. Gostamos de você e queremos te falar que somos muito felizes por ter conhecido você!
Família Rodrigues


Sabe você e o Sérgio são as duas pessoas que hoje tenho como meus verdadeiros amigos, não tenho nenhum receio de falar sobre esse assunto pois vocês me ajudam muito. O Sergio é um cara muito legal e sempre me envia "postes", e eu só envio abraços de amizade, já pensou? Gosto dele como um grande amigo e em ter me recebido em sua casa como também em me presentear com lembranças da nossa pioneira VARIG. Ele merece ser reconhecido sim com elogios e valores especiais por não haver esquecido essa grande empresa "V A R I G "!!! Vocês tem toda a minha estima a você e ao Sérgio como também as suas famílias. Falando de Sérgio, o mesmo o tenho como um grande amigo ainda que o conheci pessoalmente tive o prazer de entrar na sua caverna e ver a sua grande coleção da Varig e muitas lembranças das quais faço parte e admiro o amor que ele tem por essa grande Estrela e que brilhou nos céus do Brasil e do Mundo. Parabéns meu Amigo Sérgio.

Bonita homenagem com meus sinceros Parabéns e votos que haja mais reconhecimento por uma Empresa que foi pioneira em todo o Brasil e também no exterior. Parabéns Sérgio você é uma figura que valoriza e é valorizado pela paixão "VARIG" e fico feliz em fazer parte de sua história. PARABÉNS.
Amo essa estrela.
Antonio Augusto
Arquiteto de Maquetes de Avião (Cabo de Vassoura - Construiu mais de 3.000)




Ao meu amigo Sergio agradeço a oportunidade de tê-lo conhecido mesmo que no plano virtual,mas agradeço ainda mais por guardar e preservar a história dessa que foi uma das maiores companhias aéreas brasileiras a Varig.Abraços
Marisa Lucchiari Nunes


Muito antes de trabalhar na Varig (de 1994 a 2006) eu já era um apaixonado pela empresa. Desde criança colecionava coisas e principalmente recortes de jornais e revistas com notícias sobre a empresa. Neste ano decidi reunir tudo em um livro, de uso pessoal, e pesquisando na Internet encontrei e me encantei com o acervo do Sérgio. Fizemos contato e fui conhecer o seu maravilhoso 'museu'. Fiquei tão impressionado com seu trabalho que não pensei duas vezes em doar o que eu tinha e dar minha singela contribuição...o que ele faz, com singular esforço, pela preservação da nemória da nossa querida Varig é tocante e merece todo o nosso apoio. Fico feliz em poder ajudar e mais feliz ainda por ter encontrado um novo amigo, um amigo para sempre!!! Desejo todo sucesso do mundo a ele. Ele, sem dúvidas, merece muito!
Riccardo Bison



O Sérgio não conheço pessoalmente, apesar de termos trabalhado na mesma Empresas da por muitos anos a Nossa VARIG. Após a Falência da VARIG, deparei-me no FACEBOOK com com esse amante da aviação, cujo seu sonho considero ser de tantos outros, a preservação de uma "memória" cujos serviços muito contribuiu pra o desenvolvimento de nossa nação. Porém aqueles que deveriam resgatar essa memória, não fazem, é evidente que interesses escusos rodearam a Nossa VARIG. Aí surge um maluco que decide sem recursos, recompor um pequeno pedaço da história daquela que foi a maior Empresa de aviação da América Latina. Seu acervo pessoal, hoje já representa, um grande orgulho para todos ex variguianos. Amigo, continue sonhando, parabéns pelo amor dedicado a Nossa VARIG.
Flavio Freitas


Fica difícil, falar de uma pessoa, sem conhece-la. Porém, pelo que sei, e vejo atraves do face, trata-se de um variguiano roxo.. fazer o trabalho que ele faz, pra manter vivo o nome da Varig, somente a pessoa tendo muito amor. Espero ter o prazer de um dia conhecê-lo pessoalmente. Parabéns pelo belo trabalho a frente do Museu, e que o Senhor esteja sempre te abençoando.
Luiz Braz


Caros amigos, difícil pra mim falar sobre o Sérgio Knoch, mesmo porque sou suspeito para tal, sou seu amigo e admirador. Trata-se de um grande Ser humano, de caráter ilibado, variguiano de quatro costados, excelente profissional (foi cmte. do Electra, B737-200 e 300) tendo trabalhado na Varig por décadas. É um dos maiores, senão o maior defensor da Varig.
Hoje, tem um acervo/museu da Varig, de sua propriedade (particular) e participa de vários eventos, feiras, etc... sempre divulgando a Pioneira, tendo conquistado inúmeros prêmios. Fato relevante é que não conta com apoio financeiramente, sobre os fatos narrados acima. Tudo sai de seu bolso (desculpa, Sérgio) e com doações que recebe de souvenirs, dos amigos. Deixo aqui um forte abraço, desejando sucesso sempre.
Ademir Zonaro

Realmente, o museu de Sergio Knoch com o material da Varig, é digno de nossa admiração; eu só tem de dar os parabéns por este magnifico trabalho.
Walter Cardoso


O Sérgio é uma daquelas pessoas abnegadas, que se entregam de corpo e alma ao que fazem, mesmo sem receber nenhuma contrapartida ou sequer um reconhecimento. 
Sua dedicação ao seu Museu e sua luta pela preservação da história da Varig serve de estímulo e incentivo para todos os entusiastas da aviação. Sucesso sempre, Sérgio!
Reinaldo Neves





Parabéns Sergio Knoch pela belíssima coleção, através dela faz com que a Varig fique viva nos nossos corações.
Sérgio, você merece está homenagem e está fazendo um belo trabalho parabéns!

Bela entrevista que o Lucas fez com o Sergio Knoch parabéns!!!
Gostei da entrevista ,você colocou minha mensagem ví o Antonio que morava em Fortaleza. Você falou do Clube do Manche é aquele que vende cartões postais eu tenho 598 cartões postais de aviões dele.
Boa noite
Alberico Melo


O que dizer do Sergio Knoch, a paixão que ele tem pela nossa querida VARIG não diria somente linda mas diria maravilhosa, quem viveu o glamour desta Companhia sabe bem o que era sentir o amor, o carinho pela aviação e com o passar dos anos após o desaparecimento daquela que foi a Pioneira na aviação, muitas vezes ficam no esquecimento mas com o amor que o Sergio tem pelas maquetes, produtos, mensagens que ele armazena que preserva que guarda nos emociona, pois vivemos isto em uma época não muito distante, e o amor do Sérgio nos traz as lindas recordações de quem é (pois nunca deixaremos de ser ) FAMÍLIA VARIG.
Obrigado Sérgio por esta dedicação por este carinho e que aqueles que nos deixaram cuidem sempre de ti e sua família e a nós que aqui estamos só podemos dizer um alto e sonoro MUITO OBRIGADO .....
obrigado de coração 
Marcos Fernandes


O Sérgio é um dos aviadores mais humildades que já conheci, foi atencioso quando visitamos o seu museu, tomamos um ótimo café da tarde feito pela sua esposa, e fiz uma grande amizade, recomendo a todos visitarem o seu museu.
Juliano Gomes


Sérgio, ótimo colega e excelente profissional.
Agora, com muito amor e dedicação juntando objetos e memórias para que no futuro a paixão maior Varig seja lembrada. Obrigada também amigo querido pelo convite para entrevista no blog.  
Enfim, valeu Sergio! Parabéns pela iniciativa!!!
Myrian Vogel


O Sérgio é uma pessoa maravilhosa! Essa dedicação e esse amor em manter viva a memória da nossa querida Varig nos deixa emocionados! A Varig foi meu lar durante uma década, e lá tive experiências de vida que somente a aviação nos permite ter! Parabéns, grande amigo! Que Deus te ilumine sempre!
Leandro Oscar Javornik


Conheci o Sergio Knoch no Primeiro Encontro de MultiColecionista da PlayToy, neste ultimo sábado dia 19/9/2015. Me surpreendi pelo seu grande Acervo com itens muitos diferentes e da forma que estava muito bem Organizada, como se fosse um Avião, muito prático. A finalidade do encontro tinha como Foco mostrar Coleções muito diferenciadas e o Sergio com os seus produtos da Varig deu seu recado. Quem não foi realmente perdeu, pois encontros como esses são muito raros.! Esse acervo deveria estar em um Museu, pois tem muita história envolvida da maior Cia Aérea do Brasil, como modelo Internacional. Eu e o Ralph da Oficina do Ralph temos um Projeto de desenvolver um Museu MultiColecionista, porém incrível que pareça temos os Acervos e não temos o Espaço, e quem Um dia este sonho se realize. Mas a vida segue e o Hobby também.
Marco Antônio Peres Campos


O Sergio é desses seres predestinados e apaixonados por aviões e pela aviação comercial e que, desde a tenra infância já sentia algo dentro de sua alma quando via os aviões decolando e pousando. A nossa VARIG teve a sorte de tê-lo como seu funcionário até a sua dissolução. 
A Varig acabou? 
Não!  
Continuou na memória e no coração do "Serjão" que hoje nos brinda com tão lindas lembranças e casos de seus funcionários que por tantos anos levaram a sua Estrela e a nossa Bandeira para todos os cantos do mundo. 
O seu amor faz com que a VARIG permaneça imortal em nossas memórias e de nossos filhos e netos , bem como de todos que amam a aviação. 
Parabéns Serjão sinto orgulho de ter sido seu amigo e contemporâneo durante lindos anos da minha vida. 
Fico muito feliz em poder falar algo sobre o Sergio. Parabéns pela surpresa e homenagem que vc está prestando a esse grande e querido amigo...um abração !!!!!
Valeu garotinho...sou seu fã. !!!!!!

Já salvei para ler bem devagarinho essa linda e merecida homenagem a um grande amigo e apaixonado pela aviação e pela nossa querida Varig...valeu garotinho !!!!!! PARABÉNS !!!!!!!

É muito bom quando podemos alegrar um amigo, né Jones? E vc sabe muito bem fazer isso...PARABÉNS !!!!!!!

Sergio Luiz Lott


Sérgio seu trabalho não tem preço. 
Parabéns pela iniciativa de manter a memoria dessa grande empresa que todos temos saudades.
Jose Carlos da Silva


As vezes nos encontramos em.alguns eventos eu e o Sérgio.
O Sérgio é uma pessoa muito dedicada e interessada em nosso meio. Sempre apoiou os eventos aeronáuticos, coisa que hoje só é feio em Bases Aéreas ou em eventos fechados, limitados a pessoas de grande poder aquisitivo!
Caio Fernandes


Tive contato a pouco tempo com as postagens dele sobre a Varig mas como sempre gostei muito do assunto aviação acho muito louvável o trabalho feito por você Sérgio. Sempre estou "espalhando " suas postagens e comentários. Parabéns pelo trabalho de garimpar essas preciosidades de um tempo que não volta mais.

Bela entrevista.
Luiz Eduardo Pazinatto


Ao amigo Sérgio Knoch, Pessoa boa com uma paixão sem igual pela saudosa Varig! 
Te admiro muito! Um fraterno abraço do seu amigo mineiro!

Uma palavra para descrever a entrevista com o Sérgio: FANTÁSTICA.
Abraços para você e para o Lucas!
Gustavo Andrade


Prezado Sergio Knoch. Quero agradecer-lhe por guardar com zelos varias partes do MEU corpo, dando-lhes cuidados maiores do que eu os faria. Penso que você os cuida como se fossem do SEU corpo. 
Rubem Oscar Burgel


Amigo Sergio Knoch, assim como eu, um apaixonado pela aviação e pela Varig - A Pioneira. 
Parabéns pelo trabalho e pelo entusiasmo. Forte abraço!!!
Marco Lima


Meu amigo Sergio Knoch, nos conhecemos só pelo Facebook, mas parece que já o conheço pessoalmente a muito tempo, pois a afinidade que temos em tentar preservar a historia daquilo que é de suma importância para nós e que temos certeza que poderá de alguma forma e em algum dia ser útil para muitos que não tiveram a oportunidade de vivenciar as experiências que tivemos, mas que pelo cuidado em guardar um acervo histórico, poderão usar sua imaginação partindo das peças da época e também das miniaturas incríveis que representam em escala reduzida e fielmente os belos modelos que cruzaram os céus levando milhares de pessoas em direção a tantos sonhos diferentes.
Neste momento em que você é lembrado, nesta bela homenagem prestada pelos amigos de longe e de perto, virtuais ou pessoais, o que quero deixar aqui é a minha admiração pela sua persistência em nunca desistir do seu sonho, e dizer que estou aqui sempre na torcida de que seu trabalho continue por muitas décadas, levando alegria a todos, inclusive a mim.
Agradeço a oportunidade que esta me dando em deixar uma mensagem de incentivo ao Sergio que tem um trabalho arduo todos os dias e quase nunca tem o reconhecimento devido. Um Grande Abraço do amigo

Amigo Jones, acabei de ler a entrevista com o amigo Sergio e adorei, muito obrigado por me dar a oportunidade de contribuir com uma mensagem... e logo mais estarei visitando seu acervo para ajudar nas divulgações do trabalho do Serjão... Sei que seu foco são os aviões, mas se um dia precisar alguma coisa sobre carros, pode contar comigo OK.
Ralph Zeppelini da Oficina do Ralph


Fiquei bastante enaltecido pelo convite para falar do Sergiao. É difícil pois o mesmo alem da amizade que o norteou entre todos, ele sempre primou pela nossa querida varig e aos pouco foi galgando méritos que nos atuais dias, com toda certeza não ha no Brasil outra colecionador que tenha maior acervo da Varig do que ele, parabéns ao sr Sergio e a você Lucas pelo conceituado trabalho que desenvolve pela aviação brasileira, abraços.
Cristiano Lima


Fomos parceiros na VARIG e sempre foi um grande amigo, esta mostrando a todos o grande amor que tínhamos por aquela que durante muitos anos nos acolheu e sustentou, por mereceu todo nosso empenho e dedicação. 
O Sergio é exceção a regra e sempre demonstrou isto antes e agora ainda mais !!!!!!
Rubens Santana


Sérgio vc merece todos os aplausos pela preservação da memória da saudosa Varig!
Luís Fernando Janeiro


Coração turbinado. 
Variguiano da gema.
Orgulhoso por você.
Julio Cortines


Serginho, trabalhar para manter a memoria de nossa querida e eterna pioneira e digno de muitos aplausos . 
Abraços e Parabéns pela iniciativa  
Parabéns!!
Ival Bonotto



Lembrar, recordar, ter lembranças... as palavras mudam mas o significado é um só: sentimos falta de algo ou alguém quase que o tempo inteiro.
Quando estas Lembranças são fragmentos de momentos de nossas vidas bons e outros nem tanto. Felizes são aqueles que nos ajudam a colorir nossas lembranças. Obrigado Sérgio por nos proporcionar lembranças e o amor incondicional que sentimos de um tempo maravilhoso que podemos ter em comum com amigos e irmãos como você! Obrigado pelo seu entusiasmo em manter lembranças tão gostosas. Felicidades irmão.
Edu Ferraz



Falar sobre o SERGIO KNOCH é muito mais do que falar de aviação: é pura paixão! Sérgio é uma pessoa inesquecível, pois sua paixão pela aviação e tudo que a ela diz respeito é algo grandioso e emocionante. Ele faz parte de um seleto grupo que tem a aviação no sangue e no coração, não importando onde esteja e o que faz: pensa em aviação 24 horas por dia, ama cada detalhe e sempre disposto a aprender mais.
É uma honra ter sido colega do Sergio.
Angela Arend


O museu do Sérgio é legal.
O Sergio tem monte miniatura do varig. Gostei de tudo, dos pratos, dos copos, das bolsas, de tudo.
Andre Cesar Dos Santos



Temos sorte que o Sergio Knoch não deixa a Varig cair no esquecimento . Parabéns pela paixão e esforço , sem patrocínio sabemos que não é fácil arrecadar e manter décadas de história de uma aviação que foi considerada um dos melhores serviços de bordo do mundo!!!
Mary S. de Souza


Só estive uma vez com o Sergio no último encontro do clube do manche. Conversei bastante com ele e fiquei admirado com o seu propósito de preservar a imagem da Varig. Num país que não tem memória pessoas assim são poucas e merecem todo nosso apoio e respeito.
Marco Antonio Coelho Pullin


Falar do Sergio é relembrar o passado , o tempo em que trabalhávamos em uma verdadeira empresa aérea , que tinha como foco principal a segurança , o respeito com o cliente , hoje isso tudo acabou , a visão é puramente financeira , e o Sergio consegue manter viva essa chama , mesmo que dentro de sua própria casa , nós brincávamos com ele , sua mulher deve brigar todo dia com você , pois manter um quarto fechado só com lembranças da Varig deve ser complicado de explicar a esposa , mas ele dizia que nunca isso aconteceria , nunca terminaria com esse pequeno comodo que pra nós que vivemos esse tempo é inestimável , parabéns Serjão por manter viva a nossa Varig , saudades de você , grande abraço.

Jalmir Nesserala


Vejo sempre as postagens dele, me faz recordar os 20 anos que passei na cia, manda um abraço para ele e pra você ê também.
Paulo Souza


Com certeza Um Lord
É impressionante o amor pela Varig
Grande companheiro de Copa
Elisa Simcsik


Para Sergio Knock...uma msg de Fé e Confiança .....''Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Provérbios 2:1-8
Otniel Cabral


Eu nao conheço o Sergio pessoalmente, mas pelo seu jeito de ser é Varigiano, assim como eu! Por que? Porque temos uma coisa incomum: o amor pela nossa eterna Varig e a maneira de atender aos passageiros. Nao só a atencão, mas fazíamos o passageiro se sentir em casa! E se tornavam nossos amigos também! Parabenizo ao Sergio, pelo grande esforço e dedicação manter a memoria da nossa Varig.Que não vai existir outra igual!!
Super beijo..de sua companheira Varig de Guarulhos Sao Paulo

Gente que emoção!!! Parabéns Sérgio!!! Fiquei feliz do meu nome aparecer aí !!! Que lindo!!! 
Estou muito emocionada!!
Obrigada... Nossa que orgulho!! Vc sabe q tem um comercial da VARIG que eu participei e nunca vi!! Foi um comercial interno.. Muito obrigada mesmo! Super bjo!!
Mara Shazadi Marcondes


Grande Sergio... 
É com muito prazer que participo dessa bela homenagem a você que representa dedicação e carinho a história da aviação em particular a da Varig.. grande abraço e continue assim meu amigo !!!
Ronaldo Borges


Poderia te chamar de SERJAO ? RSRSRS Nobre amigo e colega , quero te agradecer por ter sido uma das pessoas a engrandecer o nome da nossa aviação desde os aureus tempos. Por falar em aureus, eu daria qualquer coisa para permanecer ai do seu lado escutando tudo o que você tem ai em sua memória sobre a nostalgia da aviação de asas fixas. Poxa, o que você não diria a esta legião de aeronautas sobre os eléctras , ( saudosos eléctras ). E as festas no patio superior do aeroporto de congonhas ? Sérgio , você e impar , único, e não existe como estar aproximando na 17 ou na 35 de congonhas e não ter em lembranças os grandes homens que vocês da Varig foram para a aviação brasileira. Meu mestre, muito agradecido por tudo. Parabéns campeão. Fica com um grande abraço deste Comando.
Cmte Tadeu

JTS Helicopteros


Tão impressionante quanto a satisfação com que ele recebe os visitantes do museu é a quantidade de itens raros, como as bandejas e utensílios de serviço de bordo. Tenho uma queda pelas maquetes, mas fiquei embasbacado de ver os talheres, pratos e copos que eram usados Constellation. 
Levei algumas imagens em vídeo para ele e ganhei um pôster com todos os aviões da Varig. Ele percebeu minha emoção por receber um presente tão lindo e inesperado. Aí, escorreram lágrimas dos nossos olhos. 
Parabéns, meu amigo Sergio Knoch, continue a preservar essas relíquias maravilhosas. Nos vemos em breve, meu velho!!! Um abraço carinhoso!
Carlos Bighetti



UM GRANDE PROFISSIONAL. .UM GRANDE SER HUMANO. COM AS SUAS FOTOS MANTEM A MEMORIA E A IMAGEM DE NOSSA VARIG SEMPRE PRESENTE EM NOSSA VIDA. SEMPRE ANIMADO E MOTIVADO, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES QUE É MANTER VIVO ALGO, DEPOIS DE ALGUM TEMPO, ELE CONSEGUE NOS EMOCIONAR SEMPRE
Marisa Maldonado


Obrigado Sergio pelo brilhante trabalho de conservar a bela historia da companhia aérea mais querida e que soube representar o Brasil.
A estrela brasileira sempre estará nos nossos corações.

Carlos Candia Säfstrand   


Ninguém tenta manter viva a imagem de uma entidade, sem reconhece-la, respeita-la e ama-la. Esta empresa que foi de todos nós, sempre estará nos nossos corações, assim como as pessoas que tentam preserva-la. 
Muito obrigado e parabéns Sergio, por não deixar essa chama se apagar.
Cmte. Américo Machado


Não tenho muito a contar. Porém tenho muito a agradecer a esse homem que não se cansa em costurar memorias de uma empresa de não tinha funcionários e sim uma família. E nessa família hoje você é o pai que se senta na cabeceira da mesa e conta histórias para não deixar cair no esquecimento um passado de glórias. Obrigado.
Sonia Godinho


Sérgio, o que dizer -lhe... A história da VARIG do Brasil desde 1927 passou por um período muito feliz e, lamentavelmente, acabou. Contudo, jamais irá esquecer o seu brilho, seu glamour e sua rica história conquistas que adentraram anos e anos. Parabéns pela lembrança merecida! Abraços.
Gilberto Rego Filho



É muito importante termos pessoas entusiasmadas e dedicadas a preservar a história de nossa aviação brasileira. Hoje o pessoal mais novo da aviação não tem interesse pelo que já se passou, condenando a história da nossa aviação a se apagar.
Caio Fernandes



Sérgio Knoch,um amigo,apaixonado pela aviação e pela sua maior riqueza: ter trabalhado em uma das maiores empresas aéreas do Brasil e do mundo,o Grupo VARIG,a nossa majestosa e inesquecível ''Estrela Brasileira...'',e não só possui esse grande amor por ela,mas também possui o maior museu privado da Varig em sua residência,o ''Varig Memories''.Um abração meu amigo Sérgio.!!!
Caio Finotello


O Sérgio é um cara incrível, muito gente fina, um grande amigo, super gente boa.Sérgio sucesso no acervo.
Vinicius Guerra Genova


Um colega muito querido!
Jeff Alcantara


Sérgio Knoch é um dos baluartes que restam dessa que foi uma das maiores companhias aéreas do mundo, que tantas saudades deixou. Sérgio dedicou sua vida à Varig e sofreu com sua destruição materializada no governo Lula que negou a salvação da empresa, embora o governo a usasse como embaixada do Brasil pelo mundo, sentida no âmago da Nação brasileira. Sérgio sua dedicação à Varig é reconhecida e tem de ser exaltada. Obrigado.
Arnaldo Moreira

Amigo, a VARIG está viva ainda por causa do seu trabalho lindo e emocionante.
Nunca voei em um DC-10 ou MD-11, porque eu era adolescente nessa época, mas os admirava muito e sempre ouvi dizer que eram apertados igual um canhão kkkkk
Isso depende da configuração de cada companhia aérea.

Mas são máquinas poderosas e lindas.
Parabéns, quero visitar esse maravilhoso museu.
Tem assento de aeronave?

Batista Batista



Mr, Sergio obrigado por preservar e manter viva a história da pioneira Varig. Por décadas transformou o país, mas infelizmente vem sendo esquecida pelos brasileiros, você, junto com o museu, tem a mostrar o melhor e mais digna época dos tempos de ouro da aviação comercial brasileira. Obrigado
Varig varig varig

Lucas Onoda


Sergio! Você e um amigo virtual que admiro muito esse e o motivo dessa mensagem, parabéns por tudo Você é o piloto e a voz da história. Você é aquele que cria e conta as histórias para aqueles que não puderam estar presentes. Você é incapaz de ser confortado mas deseja confortar os outros. Há algo faltando em sua vida. Não esqueça que você é muito amado. Deixe ser confortado.
Que Deus abençoe que de tudo certo meu grande e querido amigo!
Fiquei feliz em ter gostado da mensagem. fiz com muito carinho!

Obrigada amigo, vi minha mensagem e confesso que fiquei muito feliz em participar
Maria Luzia Lu


Querido Sérgio, do mesmo jeito afetuoso que você me diz, eu te digo: as pessoas que amaram a VARIG sempre trarão em si um pedacinho umas das outras. Ou seja, você tem um pouco de mim. E eu, um pouco de você. Obrigada por fazer parte dessa coisa tão marcante na minha vida.
Carolina Diana


Conheci Sérgio em 1987 aproximadamente, e sempre foi um excelente profissional e amigo. O que mais me encantava pessoa dele é sua paixão e dedicação a memória da Nossa VARIG, pois ele sempre teve apreço e zelo por tudo que está ligado a nossa querida pioneira. Só tenho a parabenizar por todo seu empenho.
Edna Alice


Realmente a Varig era contagiante, tínhamos orgulho de dizer sou da Varig, eu fazia questão de dizer isso para todos. Sou da Varig ! Realmente muito Feliz de saber que ainda há essa estrela no coração de alguns.

Parabéns Comandante Sergio
Hugo Nanda Heitor Rapha



Fica difícil falar de uma pessoa sem conhece-la. Porque pelo que sei e vejo através do facebook trata sendo um homem apaixonado pela Varig. Fazer o trabalho que ele faz para manter vivo o nome da varig somente uma pessoa com muito amor.....Sérgio espero que um dia possa ter o prazer de te conhecer pessoalmente. 
Parabéns pelo belo trabalho a frente do museu que o SENHOR JESUS esteja sempre te abençoando e dando expiração por essa paixão.... 
Muitas FELICIDADES.....
Cristiane Saldanha


Hola Lucas, persoas como ele son as que facen e preservan historia, 
obrigado!

Hugo Ramos


A VARIG tem sua brisa na história brasileira . 
Seus colaboradores escreveram todos os voos dela. 
Sergio Knoch preencheu váriaspáginas dessa grande empresa que só deixou saudade.
Eduardo Martins

Uma história que vale a pena manter viva, como a querida Varig, que está no coração de todos.
Parabéns pela entrevista!
Edivan Meneses

Sérgio, gostaria de agradece-lo imensamente por não deixar essa história morrer em nossas memórias, pois viver é recordar, e ele sabe fazer isso como ninguém. E que a memória da Varig, através dele possa ser eternizada em nossas vidas...
Alex Peixoto


Que história bacana hein? Não tem uma feira ou evento que reúne apaixonados por aviação? Seria um bom lugar pra encontrar mais histórias como da do Knoch
Rafael Fiuza

Sandro Ferreira
Administrador
Especialista do grupo
+3
Grande colecionador da história da Varig , eu conversava com ele

Joana Santos
Tai um colega eu teria tido a hora de ter conhecido.

Luiz De Lima
Que privilégio ter sido amigo desse cara....quantas saudades! a amigo..

Luiz Fernando Dos Santos
Lindo DC 10

Ricardo Volcov
Comandante, foi boa! Kkkkk Grande Sérgio 

Ricciardo Airways
Tive o prazer de conversar com ele algumas vezes. Espero que esteja preservado todo o acervo que ele guardava com muito carinho.

George Fortuna
Uma linda homenagem a Ele e seu amor pela aviação !
















Em abril de 2018, numa madrugada o Sérgio resolveu do nada, se vestir e se mandar lá pro Céu. Não avisou ninguém. Simplesmente decolou. De certo foi até Porto Alegre pegar aquele DC-10 que sempre combinamos pegar e empurrar serra a cima, que está nos arredores do Aeroporto Salgado Filho e agora o Sérgio está voando pelos ares do Brasil e dando gargalhadas junto com outros colegas e amigos. Vou sentir saudade suas Sérgio. E como vou sentir..... De nossas conversas..... Um beijo carinhoso. E olhe por nós ai de cima !!!!





























CONTINUAÇÃO DA ANTIGA MATÉRIA ........











**** AGRADEMOS A TODOS OS AMIGOS E AMIGAS QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA AJUDARAM NESSA MATÉRIA. SABEMOS QUE AINDA CHEGARÃO MENSAGENS OU ALGUMAS POR ERRO NÃO FOI POSTADAS (FAVOR INFORMAR SE A SUA NÃO FOI POSTADA) . CONTINUAREMOS POSTANDO TODAS AS MENSAGENS QUE IREMOS RECEBER E SE VOCÊ NÃO QUISER MANDAR UMA MENSAGEM PARA O SÉRGIO, ENVIE ELA PARA O MEU FACE QUE ESTAREI INCLUINDO ELA NA MATÉRIA.    OBRIGADO A TODOS VOCÊS.  ******
LUCAS & MARIA & JONES